To read any post in English, click on Read more.

In other words...

Friday 6 September 2013

Olhos nos olhos


Tenho vindo a reparar numa idiossincrasia minha que pensava ser uma mera característica comum a todos os seres humanos. Sempre que tenho uma conversa com alguém, não olho a outra pessoa nos olhos. Em vez disso, olho-lhe para o nariz, precisamente para o ponto de junção dos dois olhos.
Já tinha notado nos muitos dos meus longos cafés com uma das minhas melhores amigas e tinha-me apercebido disso com um amigo que tenho desde criança. Entretanto andei atenta a esta particularidade e verifiquei que o faço com a minha família e mesmo com o meu marido.
E toda esta problemática tomou novas proporções quando no outro dia fui encontrar-me com a autora de um blog que leio e, quando dei conta, estava com os olhos postos no nariz dela. Ergui-os para ver se ela estaria a fazer o mesmo, mas vi que olhava diretamente para os meus olhos.
Pensei que sou estranha, que devia agir como uma pessoa normal, por isso, enquanto falava e enquanto a ouvia, pus os meus olhos nos dela e senti-me super desconfortável, porque me parecia que estava a invadi-la.
A minha problemática é exatamente essa, talvez um pouco inspirada nos óculos de sol permanentes do Pedro Abrunhosa: olhar para os olhos de alguém quando esse alguém tem os olhos postos nos meus dá-me a sensação de entrar numa dimensão muito privada à qual não tenho o direito de aceder. Só o faço quando o que vou dizer ou o que vou ouvir é algo muito sincero ou uma confissão íntima.
Já me convenci de que tenho de treinar as minhas aptidões sociais neste sentido, mas parece-me que tantos anos a desenvolver este hábito vão ser duros de contornar.

2 comments:

Mary said...

Às vezes é apenas timidez… Houve uma época, no início da faculdade, em que também me dava conta de não conseguir olhar nos olhos de alguns colegas. Talvez por ainda não os conhecer muito bem…
Quanto ao nariz da tal rapariga… esperemos que seja bonito! LOL Ou não vá ela pensar que estavas a reparar em algum defeito! ;) Estou a brincar!!!
Beijinhos

A Espiga de Trigo said...

Hm, agora que falas nisso... ;)